Vamos fazer exercícios ?




     Sei que muita gente tem o hábito, ou melhor, NÃO tem o hábito de praticar exercícios, e se você se encaixou nesse perfil, vou te dar alguns motivos para correr e procurar algo que mais se adapte ao seu corpo.
    Vejo que é muito difícil encontrar uma boa motivação para começar a praticar exercícios físicos diariamente, entretanto, não existe motivação melhor do que ter uma boa saúde e corpo em forma como recompensa. Pessoas que não são adeptas a exercícios físicos são as que mais sofrem com o problema de praticar diariamente, mas há dias também no qual contamos com a famosa e velha preguiça que fala mais alto, no qual o único desejo é de não fazer exatamente nada, como uma boa e velha segunda-feira de ressaca, ah! Mas você já aprendeu a lhe dar com essa danada - quem ensinou para vocês mesmo?
    Existem inúmeros trabalhos científicos mostrando os benefícios que uma atividade física regular traz ao organismo humano sob o ponto de vista fisiológico e psicológico. Uma verdadeira febre de atletas é vista hoje nas academias, nos parques e nas ruas. Alguns procurando encontrar uma fórmula mágica para a “saúde perfeita”, outros para manter uma aparência saudável e alguns apenas para aliviar o “stress”. Só está faltando você!!

Caso você queira mais motivações para iniciar uma rotina de atividades físicas, trouxe algumas dicas para dedicar-se mais:
·        Queima de calorias: contando as calorias, você sentirá na pele que quanto mais exercícios fizer, mais calorias irão perder, e não a nada melhor você ver o resultado do seu esforço.
·        Aspecto físico: Tenha em mente que com a prática de exercício físico você terá o corpo desejado e saúde para dar e vender, no qual está pode ser uma das maiores motivações;
·        Elogios: Não há nada melhor do que quando alguém repare que você está mais de bem com a vida, animada e principalmente em forma, por isso, lembre-se sempre dos elogios que poderão vir, já imaginou “Querida (o) seu corpo está ótimo, o que você está fazendo?” Isso é tudo, você vai no céu e volta!
·        Leia: é indicado que você leia revistas ou conteúdos relacionados a exercícios físicos para maior motivação e para que você insira dicas em sua rotina de exercício para melhor resultado;
·        Divirta-se: Não faça os exercícios com obrigatoriedade, crie um prazer em fazê-lo, caso contrário você irá praticar atividade física de maneira incorreta, podendo prejudicar ao invés de melhorar sua saúde. Caso não consiga fazer com que a atividade física seja algo divertido, procure uma nova modalidade ou aula, pois o que realmente importa é fazer aquilo que gosta.
·        Como se sente após praticar exercícios: Durante a prática de atividades físicas é possível que venha a mente a vontade de ir embora, sentar no sofá e assistir algo interessante na televisão, entretanto, após as atividades físicas não há nada melhor do que sentir a sensação de dever cumprido e de bem estar;
·        Parceiro: Algo importante que você deve fazer é encontrar um companheiro para fazer parte desta sua nova maratona de exercícios físicos, caso contrário não desanime, tente fazer amizade no ambiente esportivo para ter uma distração enquanto praticar os exercícios.

DICA PESSOAL DA PAULINHA: Existem muitas pessoas que se dedicam de mais a outros afazeres, como filhos, maridos, tarefas domésticas e no final acabam se esquecendo de cuidar de si mesmo. Assim, é indicado que você utilize o exercício físico com um período pessoal e sempre prioritário, não deixando de lado este “dever”. Procure um tempo sempre para você, independente se forem praticar exercícios, meditar ou algo do tipo.

    Pronto agora que já sei que você vai praticar algum exercício, trouxe dicas básicas para um iniciante no mundo das atividades físicas, na realidade são precauções para você não ter problemas futuros:
  1. Evitar grandes refeições, chá, café, coca-cola, uma hora antes e após os exercícios; beber água aos goles antes, durante e após os exercícios; evitar refrigerantes;
  2. Abster-se de álcool e fumo antes e após o exercício;
  3. Não se exercitar em jejum; antes do exercício, fazer refeição breve com frutas, pães e sucos;
  4. Evitar exercícios em condições extremas de temperatura, umidade, poluição e grandes variações de altitude; evitar altitudes acima de 1.000 metros; em locais poluídos, preferir os ginásios fechados, evitando grandes avenidas;
  1. Esperar 60 a 90 minutos após o despertar para se exercitar;
  2. Não tomar banhos quentes ou frios próximos do exercício; preferir banhos tépidos, após 15 minutos; nunca freqüentar sauna;
  3. Vestir roupas quentes ou no inverno e leves e claras no verão; nunca utilizar trajes plastificados “especiais para emagrecer”; usar calçados macios e flexíveis, com sola grossa e calcanhar acolchoado;
  4. Evitar exercício sob o impacto de emoções e esforços esporádicos em fins de semana ou feriados; nunca participar de competições;
  5. Evitar exercícios em afecções* agudas ou fadiga; aguardar dois dias após resfriado para o retorno ao treinamento;
  6.  Interromper o treinamento e procurar o médico em caso de sintomas de “overuse*”; movimentos dolorosos com queixa persistente, após a sessão, necessitam de investigação.
    É isso pessoal, antes converse com seu médico, faça testes cardiológicos e se jogue. No começo vai doer, vai ser chato, mas lembre-se sempre “Meu corpo precisa”. Logo, logo você estará habituado, porém não se deixe levar pela empolgação. Vá com calma! Não queira ganhar em um mês o preparo físico de um atleta que está no meio há anos, seu organismo não quer exercício de menos e também não necessita exercício demais.




  • Dicionário da Paulinha
 Afecção* (do latim affectione - ação de afetar, influência)- em medicina, refere-se à ação maléfica atuando sobre um órgão ou tecido vivo, acarretando-lhe desvios de suas funções ou lesando-o fisicamente. Muitas vezes, no entanto, é utilizado como sinônimo de doença, enfermidade ou moléstia.
Overuse* - são lesões que ocorrem isoladamente ou como resultados de stress nos músculos. 

   Paulinha Torres 

0 comentários:

Postar um comentário

 
..:: Frequência Vip | Saúde ::.. © 2011 | Designed by Mateus Lemos , Web Designer,